O uso de roupas e chapéus como fatores de proteção solar deve ser considerado escolha de primeira linha para proteção contra o UV-A e, principalmente, para UV-B.
Entre as vantagens do uso de roupas, deve-se enfatizar a segurança e a certeza da uniformidade e continuidade da proteção oferecida. Ou seja, por mais que o tempo passe, se voce está coberto pela roupa de tecido adequado, voce seguirá protegido.
Ela se inicia imediatamente ao vesti-las, não necessitando de um tempo de espera anterior à exposição solar, e continua enquanto se permanecer vestido, contrapondo-se aos filtros solares, que necessitam de um tempo de espera e reaplicações, o que torna as vestes práticas em muitos momentos e situações.
Náo é maravilhoso? =)
Inclusive, a utilização de vestes como barreira contra o Sol é a forma mais antiga de protecao solar e pode ser comprovada observando-se as figuras desde as antigas civilizações egípcias. (Além de informacao de saúde, encontramos também história por aqui rsrsrs).
Outro fator interessante é seu investimento econômico baixo das roupas comuns quando comparado a outras formas de proteção.
Eu escrevi sobre tecido adequado, mas o que seria isso?
Entre os fatores que aumentam a proteção oferecida por roupas estão a composição dos tecidos sintéticos (poliéster e nylon) e a densidade da trama da confecção, que quanto mais espessada, fechada e compactada estiver, maior será a fotoproteção, sendo este o aspecto mais importante para definir um Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) alto. Na prática, este conceito é aplicado na escolha de tecidos fechados, pesados e densos para os fardamentos de trabalhadores externos, que são confeccionados em brim, e que, mesmo tendo em sua composição o algodão, devido à trama muito densa, fornecem boa proteção.
As cores escuras, como preto, azul-escuro, vermelho-escuro e verde-escuro, por terem alta concentração de corantes, absorvem mais R-UV que cores claras, como branco, bege e tons pastel, mesmo tendo a mesma composição e trama tecidual.
Os fatores que podem diminuir a capacidade de proteção contra a R-UV são a trama aberta e fina, que é muito frequente nas fibras naturais, como algodão, sedas naturais e lã. Ainda temos, como fatores de diminuição da proteção, a umidade e o estiramento dos produtos, pois tecidos molhados e submetidos à tensão oferecem menor proteção.
Mas estao como sao as roupas de protecao UV?
Mais recentemente, tecidos produzidos com fios fabricados com filtros ultravioleta têm sido oferecidos, garantindo uma proteção superior e reduzindo a influência dos fatores ambientais acima citados, na proteção oferecida pela roupa. Ou seja, se puder utilizá-las, realmentr se sabe que o tecido é adequado para a protecao solar.
Mas existem desvantagens das roupas no geral?
A desvantagem é que apenas a área coberta pelo tecido é protegida, fato este que se torna relevante em um país em que, culturalmente, as pessoas têm a tendência de diminuir os tamanhos das roupas no verão, principalmente em atividades recreativas e esportivas realizadas ao ar livre, como nas praias brasileiras.