Cirurgia e Procedimentos

Biópsia Cutânea

O que é: A biopsia consiste no procedimento em que um pequeno fragmento da pele é retirado para análise por um médico patologista, com o objetivo de diagnosticar uma doença da pele. Pode ser realizada pela técnica de “shaving”, quando se utiliza uma lâmina ou um bisturi especial para retirar uma pequena amostra da pele, […]

Cantoplastia (Unha encravada)

O que é: Pode ser realizada correção cirúrgica para unha encravada (cantoplastia). O tratamento é realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial ou total da unha doente Indicações: A unha encravada (Onicocriptose) ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele em volta dela, provocando desconforto local.

Cauterização Química

O que é: A cauterização química envolve a aplicação de uma substância ácida sobre uma lesão. Após a aplicação do produto, a lesão fica esbranquiçada e pode ter ardência. Ao redor do local tratado a pele pode ficar vermelha, irritada e até inchada. Duas semanas após o procedimento, as crostas que se formam sobre a […]

Criocirurgia

O que é: É o tratamento de lesões através do resfriamento ou congelamento tecidual com aplicação de nitrogênio líquido. Nos primeiros dias após aplicação, pode ocorrer formação de bolha no local, seguida de crosta, durando poucos dias até a cicatrização da lesão. Para isso, podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente resfriadas. […]

Curetagem

O que é: A curetagem consiste na remoção de lesões cutâneas através da raspagem com um instrumento chamado cureta, semelhante a uma pequena colher. Indicações: Pode ser utilizada no tratamento de lesões como molusco contagioso, alguns tipos de cânceres superficiais da pele, lesões benignas, como ceratose seborreica.

Dermatoscopia

O que é: A dermatoscopia é um exame realizado com auxílio de um aparelho chamado dermatoscópio, que permite uma avaliação detalhada dos nevos (sinais), possibilitando a detecção de detalhes não perceptíveis a olho nu e a medição precisa do tamanho das lesões. Indicações: Avaliação de lesões como nevos (sinais) e manchas.

Eletrocoagulação

O que é: A eletrocoagulação é um procedimento cirúrgico que consiste na destruição de lesões com o uso de uma ponteira conectada a um aparelho. Logo após a sua realização, é formada uma crosta que é eliminada, gradativamente, com a cicatrização da ferida cirúrgica. Indicações: Lesões benignas como ceratose seborreica, dermatose papulosa nigra, siringoma.

Excisão Cirúrgica

O que é: A excisão é um procedimento realizado para remover completamente uma lesão da pele, após anestesia local . Após a retirada de todo o material são realizados pontos (suturas) no local para melhor cicatrização. Indicações:

Reconstrução lóbulo da orelha

O que é: Cirurgia de pequeno porte realizada com anestesia local, seguida de pontos (suturas) no local para melhor cicatrização. Indicações: A laceração (rasgo) da orelha se deve ao uso de brincos pesados ou acidentes.

× Whatsapp