A falta de cuidados com a exposição solar é a principal causa de queimadura solar. E ela acontece quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele.
A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo.
Se você esqueceu de seguir as orientações de proteção solar, infelizmente não há o que se possa fazer para reverter os danos já estabelecidos pelo sol na queimadura da pele, mas podemos tentar “remediar” os sintomas!
COMPRESSAS FRIAS:
Para reduzir a ardência na pele e a sensação de calor, podem ser tomados banhos frios ou realização de compressas frias. Essas podem ser feitas com toalhas macias ou gazes e ajudam a baixar a temperatura corporal.Também, compressas frias com chá de camomila podem ser úteis, principalmente com queimaduras em face
REPOUSO:
É importante, também, ficar em repouso e evitar esforços intensos.
HIDRATAÇÃO:
O uso de hidratantes é mandatório nesses casos! Dê preferências aos com pouco perfume e, para ajudar na sensação de alívio, o frasco do produto pode ser deixado alguns minutos na geladeira, antes da aplicação.
INGESTÃO DE LÍQUIDOS:
Não esqueça de beber muita água, sucos, água de coco! Essas bebidas auxiliam no combate à desidratação provocada pelo sol.
MAIS CUIDADO COM O SOL:
Não se exponha novamente ao sol! A pele que já está sensibilizada, pode sofrer ainda mais com a radiação UV.
FEZ BOLHA OU DESCAMOU?
Não estoure as bolhas ou puxe a pele que está descamando, isso pode dificultar o processo de recuperação da pele.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS DE PERIGO:
As vítimas de insolação podem sentir sintomas como febre, cansaço, náuseas, vômitos! No surgimento desses sintomas, procure o atendimento médico de urgência!